sábado, 26 de abril de 2008

Posto do "Alto" Engajado na
Campanha Contra a Gripe




A forma e a gravidade da gripe variam muito. Seus principais sintomas são febre, calafrios e mal estar generalizado, freqüentes nos primeiros dias. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal.


A gripe é curada espontaneamente em cerca de uma semana. Os pacientes idosos mantêm, em geral, a infecção por semanas e podem apresentar complicações. As mais freqüentes são a pneumonia bacteriana, a pneumonia viral primária e o agravamento de doenças crônicas pré-existentes. A gravidade aumenta com a idade.

Um dos maiores desafios em relação à saúde da população com mais de 60 anos é a prevenção de enfermidades que interferem no desenvolvimento de suas atividades diárias, sendo a gripe uma das principais causas. A população de 60 anos ou mais corresponde a 8,6% do total de habitantes do país. Hoje, o crescimento do fluxo de viagens internacionais e da população com mais de 60 anos (mais vulnerável) facilita a disseminação do vírus. Isso exige da política nacional de saúde estratégias adequadas, com atenção especial à ampliação das coberturas vacinais dos grupos de risco, às pesquisas e ao desenvolvimento de vacinas.






A influenza ou gripe é uma doença infecciosa aguda do sistema respiratório, que pode ser provocada por um dos três tipos do vírus Influenza, denominados A, B ou C. Além dos seres humanos, este vírus também pode ser encontrado em outras espécies animais, tais como aves, porcos, eqüinos etc. Os dois primeiros tipos - e em particular os vírus influenza A -, devido a pequenas mutações periódicas na estrutura do seu genoma, têm a capacidade de gerar novas cepas que vão produzir novos casos de doença na população.

Este fenômeno é o que explica a ocorrência de surtos ou epidemias anuais da doença, justificando a vacinação anual das pessoas sujeitas ao maior risco de complicações e óbitos pela doença, tal como vem sendo feito no Brasil há mais de cinco anos.




O resultado parcial da campanha de 2005 indica que 8,5 milhões de idosos já foram vacinados contra a gripe. O número corresponde a uma cobertura de 55,5% dos 15,5 milhões de idosos do país. Apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendar cobertura de 70%, a expectativa do Ministério da Saúde é superar o percentual alcançado em 2004, que foi de 85% de idosos vacinados.

Neste último dia da campanha, postos de saúde de todo o país estarão abertos até às 17 horas. Além da imunização contra o vírus influenza, os idosos podem atualizar as vacinas contra a difteria e o tétano.





Fonte:

ASCOM - Prefeitura da Cidade de Condado / PB
Gestão "Realizando Sonhos"
Campanha de Vacinação Contra a Gripe



Em Condado, a Campanha de Vacinação dos Idosos Contra a Gripe, mobilizou na data de hoje as 03 (Três) Unidades Básicas de Saúde do Município.





O objetivo da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que começou no dia 25 de abril, é proteger essa população das complicações da gripe e de outras doenças preveníveis por vacinas, uma vez que esta faixa etária é mais vulnerável às enfermidades. A campanha conta com 231 mil pessoas envolvidas, entre profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e voluntários, 61,5 mil postos de vacinação e 32,2 mil veículos, inclusive aeronaves, barcos e bicicletas na Região Norte.





Fonte:

ASCOM - Prefeitura da Cidade de Condado / PB
Gestão "Realizando Sonhos"
Vigilância Sanitária
Revolucionando a Saúde em Condado

Desde quando a atual Gestão iniciou suas atividades, um Compromisso / meta firmada entre o Executivo e Secretaria de Saúde seria o de reativar a Vigilância Sanitária, a qual se encontrava desativada há cerca de 02 (Dois) anos, demonstrando total falta de zelo com a Coisa Pública.











Nestes 11 meses, a Prefeitura de Condado, através da Secretaria de Saúde já alcançou diversas conquistas para a Vigilância Sanitária Municipal, outrora tão desprezada.

Entre as aquisições, destacamos:

  • 01 (Hum) Computador, para dar apoio às Ações da Vigilância;
  • 01 (Uma) Impressora Multi-Funcional;
  • 01 (Uma) Máquina Digital Olympus;
  • 01 (Uma) Moto Sundown, própria para auxiliar nas visitas às Zonas mais distantes;




Fonte:

ASCOM - Prefeitura da Cidade de Condado / PB
Gestão "Realizando Sonhos"

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Programa "Gestão Em Ação"
beneficiando novos Condadenses





Os Condadenses, em especial os residentes na Zona Rural tem muito a agradecer a Prefeitura e a equipe da Secretaria de Sáude. O motivo é a ida dos Profissionais de Saúde às camadas, zonas mais distantes de nossa cidade. Levando um pouco de atenção, solidariedade e cuidados.







Serviços simples como Aferição de Pressão e Aulas de como Conservar e Praticar uma boa higienização dos dentes são exemplos de como se pode fazer algo pelos cidadãos mais carentes de nosso Município. Um exemplo são as aulas ministradas pela Dentista da Equipe de Sáude, bem como das Enfermeiras que para lá se dirigem.







As crianças por sua vez, não sabem bem quem são as pessoas que compõem a Caravana da Saúde da Prefeitura. Mas sabem que elas levam um pouco do que há de melhor e que pode ser feito por todos os que lá vivem.



Porque tudo o que lá foi feito, foi idealizado com muito amor, muito cuidado, muita atenção. Todos juntos em favor de um bem maior. O melhor para cada um deles.





Os Idosos também sabem que o que for possível ser feito, será e com a melhor das intenções, ou seja, edificar a Sáude do Município em um Patamar acima do atual, de forma a que a cidade ganhe pontos no quesito zelo com as pessoas, zelo com todos nós.






Porque a Secretaria de Saúde e a Prefeitura sabem que a porta de entrada para uma vida melhor está nas mãos de quem sabe e pode fazer mais por cada cidadão beneficiado com o Programa ora implementado.




Fonte:

ASCOM - Prefeitura da Cidade de Condado / PB
Gestão "Realizando Sonhos"