sábado, 26 de abril de 2008

Posto do "Alto" Engajado na
Campanha Contra a Gripe




A forma e a gravidade da gripe variam muito. Seus principais sintomas são febre, calafrios e mal estar generalizado, freqüentes nos primeiros dias. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal.


A gripe é curada espontaneamente em cerca de uma semana. Os pacientes idosos mantêm, em geral, a infecção por semanas e podem apresentar complicações. As mais freqüentes são a pneumonia bacteriana, a pneumonia viral primária e o agravamento de doenças crônicas pré-existentes. A gravidade aumenta com a idade.

Um dos maiores desafios em relação à saúde da população com mais de 60 anos é a prevenção de enfermidades que interferem no desenvolvimento de suas atividades diárias, sendo a gripe uma das principais causas. A população de 60 anos ou mais corresponde a 8,6% do total de habitantes do país. Hoje, o crescimento do fluxo de viagens internacionais e da população com mais de 60 anos (mais vulnerável) facilita a disseminação do vírus. Isso exige da política nacional de saúde estratégias adequadas, com atenção especial à ampliação das coberturas vacinais dos grupos de risco, às pesquisas e ao desenvolvimento de vacinas.






A influenza ou gripe é uma doença infecciosa aguda do sistema respiratório, que pode ser provocada por um dos três tipos do vírus Influenza, denominados A, B ou C. Além dos seres humanos, este vírus também pode ser encontrado em outras espécies animais, tais como aves, porcos, eqüinos etc. Os dois primeiros tipos - e em particular os vírus influenza A -, devido a pequenas mutações periódicas na estrutura do seu genoma, têm a capacidade de gerar novas cepas que vão produzir novos casos de doença na população.

Este fenômeno é o que explica a ocorrência de surtos ou epidemias anuais da doença, justificando a vacinação anual das pessoas sujeitas ao maior risco de complicações e óbitos pela doença, tal como vem sendo feito no Brasil há mais de cinco anos.




O resultado parcial da campanha de 2005 indica que 8,5 milhões de idosos já foram vacinados contra a gripe. O número corresponde a uma cobertura de 55,5% dos 15,5 milhões de idosos do país. Apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendar cobertura de 70%, a expectativa do Ministério da Saúde é superar o percentual alcançado em 2004, que foi de 85% de idosos vacinados.

Neste último dia da campanha, postos de saúde de todo o país estarão abertos até às 17 horas. Além da imunização contra o vírus influenza, os idosos podem atualizar as vacinas contra a difteria e o tétano.





Fonte:

ASCOM - Prefeitura da Cidade de Condado / PB
Gestão "Realizando Sonhos"